top of page

Sobre a LACP

     A Liga  Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba-MG, é um órgão acadêmico sem fins lucrativos, dirigido essencialmente por discentes dos cursos de graduação da UFTM, sob a tutela da Drª Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, professora associada, docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM. Conta, ainda, com a co-orientação de duas Enfermeiras, especializadas em Cuidados Paliativos, e um Conselho, formado por docentes dos cursos que participam da liga. Registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade como Programa de Extensão anual, tem como objetivos: contribuir para a formação profissional, oferecendo aos seus membros (ligantes) subsídios necessários para:

a) atender às necessidades do indivíduo com doença na qual as terapias curativas não tenham potencial modificador, esteja ela em qualquer estágio do seu curso;

b) atender às necessidades de sua família, do início do tratamento ao período de luto e após a morte de seu ente;

c) estimular o desenvolvimento de capacidades analíticas crítico-reflexivas;

d) contribuir para a modificação positiva do cenário de atuação paliativa institucional e local, em longo prazo.

     Para atingir seus objetivos, a LACP utiliza de metodologias de ensino atuais, cronograma gradual e sistemático de aulas; apresentação dialógica de aulas; realização de dinâmicas, metodologia ativa, estimulo à leituras específicas, além da realização de estágio observacional para simulação de plano de cuidados multiprofissional nas unidades do HC/UFTM.
     Com vagas disponíveis para alunos de graduação de cinco cursos de Ciências da Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional) e dois de Ciências Humanas (Psicologia e Serviço Social) a LACP trabalha sempre no sentido de favorecer a interdisciplinaridade, a construção coletiva do conhecimento e o compartilhamento de saberes.

     Com muita dedicação e buscando sempre o primor acadêmico-científico em suas ações, a LACP desenvolve, além do Curso Básico de Cuidados Paliativos da LACP, projetos de extensão e pesquisa na área.

O início

 

     Em 2013, um grupo de acadêmicos da UFTM se reuniu, compartilhando do mesmo interesse: conhecer e aprender mais sobre Cuidados Paliativos, de uma forma consistente, coerente e concreta. Naturalmente que isso poderia ser feito em um grupo isolado, mas não era o suficiente. Percebia-se a necessidade de realizar algo que pudesse atender, à sua maneira, não apenas às necessidades desse pequeno grupo, mas também às de outros alunos, já que trata-se de um tema, ainda, pouco abordado na maioria das salas de aula dos cursos de graduação no Brasil.

     Com isso em mente, juntam-se ao grupo duas Enfermeiras especialistas em Cuidados Paliativos, como co-orientadoras, e uma Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, como Coordenadora, que propuseram a realização de um curso de extensão em Cuidados Paliativos.

     O "Curso de Extensão em Cuidados Paliativos - Iniciar para o Cuidado" teve o objetivo de evidenciar a afinidade, ou a ausência desta, dos alunos da UFTM com o tema Cuidados Paliativos. Além disso, era necessária uma experiência inicial que demontrasse a relevância de se iniciar algo maior no âmbito da Universidade.

     Preparou-se um curso básico de 40 horas, com um cronograma sistematizado, que introduzisse a comunidade acadêmica ao assunto. Ao término das inscrições, haviam 51 inscritos, entre eles, uma Psicológa já formada e um aluno de psicologia de outra universidade. Isso extrapolou as expectativas do grupo.

     A aula inaugural, em 31 de outubro de 2013, contou com a presença de representantes da ONG Mãos Sem Fronteiras, com a campanha 5' Minutos, Eu Medito.  O curso teve duração de 20 semanas, mais uma aula prática para demonstração da aplicação da Palliative Performance Scale (PPSv2) version 2. Dos 51 inscritos, 37 concluíram o curso e destes, alguns agregaram para a criação e fundação da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFTM.

O Curso de Extensão

 

O Universo conspirou... e surgiu o Simpósio de Cuidados Paliativos de Uberaba

     Em outubro de 2015, em uma incrível parceria entre alunos da UFTM e da Universidade de Uberaba (UNIUBE), foi realizado o I Simpósio e Curso Introdutório de Cuidados Paliativos de Uberaba (SCICP). Com o apoio irrestrito da UNIUBE, o evento aconteceu no Auditório Cecília Palmério e foi um sucesso inesperado. Mais de 200 pessoas se reuniram nos dias XX e XX de outubro para conhecer mais sobre CP. Neste, recebemos a contribuição inestimável do Dr. Luis Fernando Rodrigues, médico paliAtivista da Unidade II do Hospital de Câncer de Barretos, grande parceiro e forte ativista de CP, e do Prof. Hudson Taveira, enfermeiro do Centro de Simulação Realística do Hospital de Câncer de Barretos, ambos com expertise em CP. Este foi, sem dúvida alguma, um salto importantíssimo para o avanço dos discursos paliativistas no cenário da cidade de Uberaba.

bottom of page